quarta-feira, junho 08, 2011


PSICANÁLISE - Resumo enviado por Daniele

PSICANALISE: os Antecedentes.
No Rastro da Mãe.

O menino olhava fixamente, com horror, enquanto sua mãe estava sendo levada carregada para o quarto. Foi uma visão que jamais esqueceu.
Trinta anos depois, aquele sonho ainda representava uma experiência altamente emocional para Sigmund Freud e quando aplicou suas próprias técnicas para analisar sonhos.
Então podemos ver a semelhante pra a criança que sonhou perder a sua mãe, e o médico de meia-idade que desembaraçou a meada de seu sonho, e, no processo, iniciou outra revelação em psicologia.

O Desenvolvimento da psicanálise

O termo “psicanálise” e o nome Sigmund Freud são ampliamente conhecidos no mundo moderno. Outros nomes de destaque na história da psicologia, tais como Frechner, Wudt e Titchener, são pouco conhecidos fora da área, diferentemente de Freud, que mantém até hoje alto grau de notoriedade entre o público em geral.
Desde o início, a psicanálise distinguia-se do pensamento psicológico geral tanto em relação aos objetivos como no tocante aos métodos e aos métodos e ao objeto de estudo. A psicanálise possui como objeto de estudo a psicopatologia- ou comportamento anormal- em parte negligenciada pelas demais escolas de pensamento, e adota como principal método a observação clínica, e não a experimentação controlada de laboratório. E ainda trata do inconsciente, tópico praticamente ignorado por outros sistemas de pensamento.

As influências Anteriores sobre a Psicanálise

As três principais fontes de influencias no movimento psicanalítico foram as reflexões

1. Filosóficas a respeito do fenômeno psicológico inconsciente;
2. As primeiras idéias sobre a psicopatologia;
3. A teoria da evolução.

As teorias da mente inconsciente

O filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhem Leibnitz (1646-1716) desenvolveu uma idéia que chamou de monadologia.
Monadologia: teoria de Leibnitz sobre as entidades psíquicas , denominadas mônadas, similares ás percepções.
Freud foi a primeiro a discuir com seriedade a mente humana inconsciente. Freud reconhecia que outros escritores e filósofos antes dele abordaram profundamente esse tema, mas alegava ser o descobridor da forma científica para o estudo do inconsciente.
1

1 comentários:

Flavinha disse...

:n :n :n Adorei o resumo!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t