A Universidade

A Universidade Veiga de Almeida oferece, no Campus Cabo Frio, no Rio de Janeiro (RJ), cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão.

Aqui vou falar apenas do curso de Graduação em Psicologia, afinal essa será a minha área.

Graduação Psicologia

O Curso de Graduação em Psicologia da UVA forma psicólogos capacitados ao exercício pleno da Psicologia e desenvolve pesquisas que contribuem para o crescimento da Psicologia como ciência.

Além de proporcionar uma formação generalista o Curso enfatiza conhecimentos específicos – nas áreas sócio-institucional e clínico-institucional – que abrangem as diferentes áreas de atuação do psicólogo. A matriz curricular organiza-se a partir de três Núcleos: um Núcleo Básico, um de Habilidades e um de Competências, nos quais as disciplinas são distribuídas em disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas.

O Curso oferece ainda uma formação prática, através do Serviço de Psicologia Aplicada – SPA, um órgão que faz parte do conjunto de clínicas integradas da Área da Saúde da Universidade Veiga de Almeida. O SPA é um espaço de vivência, que oportuniza a articulação da teoria adquirida ao longo do curso com as práticas sócio-institucional – orientação profissional, pesquisa em saúde, pessoas com necessidades especiais, psicologia comunitária, psicologia escolar, psicologia e esporte, psicologia hospitalar, psicologia jurídica, psicologia organizacional e saúde pública –  e clínico-institucional – gestalt terapia, psicoterapia cognitivo-comportamental, psicoterapia existencial humanista, psicoterapia junguiana, psicoterapia reichiana, psicoterapia sistêmica, psicanálise, psicodiagnóstico e saúde mental.  

O corpo docente do Curso é constituído por mestres e doutores com experiência em diversos campos de atuação da Psicologia e com uma considerável produção científica.

O curso possui uma publicação própria, intitulada Revista de Psicologia, que veicula artigos científicos do corpo docente e discente, assim como de alguns colaboradores.

O Curso


Habilitação
Formação de Psicólogo

Descrição

O Curso de Graduação em Psicologia da UVA oferece formação por meio de conhecimentos teóricos e prática profissional supervisionada, permitindo atuações individual, grupal e institucional, contando, para isso, com modernos laboratórios de processos psicológicos básicos, técnicas de exame psicológico, práticas sociais, genética e neurologia.

Mercado de Trabalho


O profissional de Psicologia dispõe de um mercado de trabalho amplo que comporta as áreas sócio-institucional e clínico-institucional, conforme mencionado anteriormente.

Vejamos apenas alguns exemplos da inserção dos psicólogos no mercado de trabalho:
- em entidades de promoção social, no desenvolvimento de pesquisas e programas sobre saúde mental em comunidades, penitenciárias, asilos e centros de atendimento;
- em instituições educacionais, promovendo análises institucionais e acompanhamento à direção da escola, professores, pais e alunos;
- em organizações e empresas, promovendo recrutamento, avaliação, seleção, treinamento, acompanhamento e orientação em organizações;
- em hospitais e clínicas, na assistência a pacientes e familiares, em parceria com médicos, enfermeiros e assistentes sociais;
- na área jurídica, acompanhando processos e avaliando situações legais;
- na orientação profissional, promovendo a facilitação da escolha da profissão e em programas de atendimentos às diferentes faixas etárias;
- no esporte, na orientação e preparação de atletas e equipes;
- na publicidade, na pesquisa e orientação referente à relação entre pessoas, produtos e serviços.
Fonte Site da própria Universidade - UVA
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t