terça-feira, março 22, 2011


Dia Internacional da Síndrome de Down

Ontem foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, o dia 21/3 foi escolhido por causa da sua semelhança com o motivo pelo qual a síndrome tem origem.
"A Síndrome de Down pode ter quatro origens possíveis, a Duplicação de uma porção do cromossomo 21, a Translocação Robertsoniana, o Mosaicismo e a Trissomia 21 que é a mais comum com 95% dos casos da síndrome. A Trissomia 21 é a presença duma terceira cópia do cromossomo 21 nas células do indivíduo". (Site Wikipédia). A psicóloga da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Sônia Nóbrega, contou que o desenvolvimento do indivíduo portador de Síndrome de Down é atrasado em relação às outras crianças, porém, caso seja acompanhado e estimulado desde cedo, pode se estabelecer uma relação praticamente normal entre o portador de Síndrome de Down e o mundo que o cerca. "São pessoas normais, com um desenvolvimento cognitivo, intelectual e motor um pouco mais lento que o normal. Uma criança sem Down já começa a andar entre os 11 meses e 1 ano e 3 meses, já um portador de Down com 2 anos e pouco. Quando acompanhado por profissionais especializados e pela família, esse processo irá facilitar a vida dessa criança". (Site Correio Popular de Rondônia)

Hoje em dia a vida de crianças com a Síndrome de Down é muito melhor do que era antigamente, pois hoje elas tem um melhor atendimento tanto na saúde como na educação. Antigamente essas crianças eram chamadas de "Mongolóides" o que causava muita discriminação. Eram vitimas do que hoje chamamos de Bullying. bullying pode acontecer em qualquer contexto no qual seres humanos interajam, tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho. Mas este tema deixo para uma outra ocasião. O importante é que esse atendimento aos "Especiais" a cada dia que passe seja melhorado. 
E que escolas, hospitais e a comunidade de uma forma geral entenda e trate estes como seres humanos normais, que é o que eles são.
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t