domingo, maio 22, 2011


Psicanálise - Resumo enviado por Marcos Vinícius

A PSICANÁLISE 

A Psicanálise foi pensada primeiramente na Europa, em Viena, e em contrapartida o Funcionalismo era pensado nos EUA. Em 1895 Freud publica o 1º livro, ou o primeiro tratado psicanalítico. Neste período o Behaviorismo e a Gestalt estavam em seus primórdios.
A Psicanálise nasce através da psiquiatria, ou seja, ela nasce nos hospitais psiquiátricos e não nas Universidades. Tem como objeto de estudo a psicopatologia, preocupação com sintomas que podem causar doenças psicológicas (neuroses e psicoses). Método é a observação clínica e cria a ideia de ICS.
Podemos citar o caso da Ana O. que tinha sintomas de histeria, e assim podemos entender um pouco sobre o método catártico. Nesse caso havia a conversão do trauma emocional (ICS) para o físico, ou seja era a somatização do emocional.
Métodos de tratamento: Análise dos sonhos, Resistência (resistir ao tratamento), Repressão (defender o próprio EGO e reprimir tudo aquilo que não quer ver e perceber).
A psicanálise trabalha como Sistema de Personalidade no qual temos:
- Instintos (não é uma coisa que nascemos com e refletimos)
àVida (EROS/LIBIDO): é a energia vital, energia sexual (desejos, vontades..) que nos move
à Morte (TANATOS): aquilo que promove o contrário do EROS, algo que não nos move e tira as nossas forças (angústia, melancolia,...)
- Níveis – CS e ICS ---- ID (absoluta ICS, vontades, desejos imediatos), EGO (equilíbrio entre ID e mundo exterior) e SUPEREGO (socialização do ser, regras morais, juízo) à INSTÂNCIAS PSÍQUICAS
- Ansiedade: * Objetiva (sinalizador de perigo, de necessidade de exatidão)
* Neurótica (regressiva, não impulsiona para o sadio e sim para o conflito)
* Moral (medo de infringir regras, de não ser aceito em grupos,...)

- Mecanismos de defesa: o EGO cria mecanismos de defesa para não ser infringido pelo ID e SUPEREGO. É ruim, pois não resolve o conflito, apenas adia o embate! Os Tipos de mecanismos de defesa são: repressão, negação, resistência, projeção,...
* Sublimação – o único mecanismo de defesa positivo para Freud, pois torna uma condição inaceitável em uma condição aceitável.

- Estágio (fases) psicossexuais: energia sexual pertence-nos desde criança. Fases oral, anal, fálica, latência e genital. Para os psicanalistas essas fases podem gerar algum tipo de vício (vício oral: fumadores, faladores, alcoólatras,...)

- Psicanálise pós-fundação à Não-dissidentes: Anna Freud (fala muito sobre criança), Melaine Klein (relação objetal, seio materno) e H. Kohut
à Dissidentes (críticas a Freud): O. G. Jung (discorda sobre fases psicossexuais, temos arquétipos que nos conduz), Adler (formas de poder, pai) e K. Horney (estuda os processos de ansiedade). 
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t