Mostrando postagens com marcador Maio2011. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Maio2011. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, junho 01, 2011


FUNCIONALISMO - Resumo enviado por Thayane

A psicologia funcionalista surge nos Estados Unidos em oposição à psicologia titcheneriana. 
É representada por autores como J. Dewey, (1859), J. Angel (1869-1949) e H. A. Carr (1873-1954).
Os princípios funcionalistas se converteram em escolas no final do século XIX, 
e justamente em duas das mais novas universidades americanas: 
Chicago e Columbia. 
Nessas escolas marca-se o que se pode designar como orientação funcionalista propriamente dita. 
A escola de Chicago com Dewey, Angell e Carr e a de Columbia com Thorndike e Woodworth
Os psicólogos funcionalistas definem a psicologia como uma ciência biológica interessada 
em estudar os processos, operações e atos psíquicos (mentais) 
como formas de interação adaptativa. 
Partem do pressuposto da biologia evolutiva, segundo o qual os seres vivos sobrevivem 
se têm as características orgânicas e comportamentais adequadas a sua adaptação ao ambiente.
Consideram as operações e processos mentais (como a capacidade de sentir, pensar, decidir, etc.) 
o verdadeiro objeto da psicologia, e o estudo desse objeto exige uma diversidade de métodos. 
Não excluem a auto observação, embora não aprovem a introspecção experimental no estilo titcheneriano, porque esta seria muito artificial. 
Não confiam totalmente na auto observação , dadas as suas dificuldades científicas: 
é impossível conferir publicamente se uma auto-observação foi bem feita e, 
por isso, é difícil chegar a um acordo baseado em observações desse tipo. 
0

domingo, maio 22, 2011


Psicanálise - Resumo enviado por Marcos Vinícius

A PSICANÁLISE 

A Psicanálise foi pensada primeiramente na Europa, em Viena, e em contrapartida o Funcionalismo era pensado nos EUA. Em 1895 Freud publica o 1º livro, ou o primeiro tratado psicanalítico. Neste período o Behaviorismo e a Gestalt estavam em seus primórdios.
A Psicanálise nasce através da psiquiatria, ou seja, ela nasce nos hospitais psiquiátricos e não nas Universidades. Tem como objeto de estudo a psicopatologia, preocupação com sintomas que podem causar doenças psicológicas (neuroses e psicoses). Método é a observação clínica e cria a ideia de ICS.
Podemos citar o caso da Ana O. que tinha sintomas de histeria, e assim podemos entender um pouco sobre o método catártico. Nesse caso havia a conversão do trauma emocional (ICS) para o físico, ou seja era a somatização do emocional.
Métodos de tratamento: Análise dos sonhos, Resistência (resistir ao tratamento), Repressão (defender o próprio EGO e reprimir tudo aquilo que não quer ver e perceber).
A psicanálise trabalha como Sistema de Personalidade no qual temos:
- Instintos (não é uma coisa que nascemos com e refletimos)
àVida (EROS/LIBIDO): é a energia vital, energia sexual (desejos, vontades..) que nos move
à Morte (TANATOS): aquilo que promove o contrário do EROS, algo que não nos move e tira as nossas forças (angústia, melancolia,...)
- Níveis – CS e ICS ---- ID (absoluta ICS, vontades, desejos imediatos), EGO (equilíbrio entre ID e mundo exterior) e SUPEREGO (socialização do ser, regras morais, juízo) à INSTÂNCIAS PSÍQUICAS
- Ansiedade: * Objetiva (sinalizador de perigo, de necessidade de exatidão)
* Neurótica (regressiva, não impulsiona para o sadio e sim para o conflito)
* Moral (medo de infringir regras, de não ser aceito em grupos,...)

- Mecanismos de defesa: o EGO cria mecanismos de defesa para não ser infringido pelo ID e SUPEREGO. É ruim, pois não resolve o conflito, apenas adia o embate! Os Tipos de mecanismos de defesa são: repressão, negação, resistência, projeção,...
* Sublimação – o único mecanismo de defesa positivo para Freud, pois torna uma condição inaceitável em uma condição aceitável.

- Estágio (fases) psicossexuais: energia sexual pertence-nos desde criança. Fases oral, anal, fálica, latência e genital. Para os psicanalistas essas fases podem gerar algum tipo de vício (vício oral: fumadores, faladores, alcoólatras,...)

- Psicanálise pós-fundação à Não-dissidentes: Anna Freud (fala muito sobre criança), Melaine Klein (relação objetal, seio materno) e H. Kohut
à Dissidentes (críticas a Freud): O. G. Jung (discorda sobre fases psicossexuais, temos arquétipos que nos conduz), Adler (formas de poder, pai) e K. Horney (estuda os processos de ansiedade). 
0

segunda-feira, maio 02, 2011


Trabalho Bônus de Sociologia

Hoje na sala o professor de sociologia passou um Trabalho bônus pra turma,
ou seja, só faz quem quer e quem precisa!
Vale 2,0 e quem for fazer é o seguinte:

  • Você tem que ler o livro Capitalismo Parasitário (o link foi retirado pelo site por conta de direitos autorais e por isso não esta disponível para downloads)
  • Fazer um resumo de cada capítulo DIGITADO e entregar no dia da P2.

O Professor João Gilberto disse que não vai cobrar formatação do trabalho mas que
NÃO É PARA FAZER DE JEITO NENHUM A MÃO É PRA ENTREGAR DIGITADO PORQUE ELE NÃO VAI ACEITAR SE FOR A MÃO!!!

Então se você se deu mal na P1 ou se quer garantir 2,0 na P2 é só fazer o trabalho!
É isso gente.
1